Lua a gata

Gata em pose de descanso

Foi numa noite de lua cheia que trouxemos, Lua a gata, cá para casa. Gata de rua, com pouco tempo de vida e recolhida por uma associação de apoio aos animais abandonados. Queríamos um animal de estimação para substituir outro gato que tinha morrido, cerca de um ano antes. Mas como os mortos não tem retorno, há vivos que precisam de apoio. E lá decidimos ir à procura de uma animal, da raça felina, que necessitasse de ajuda, e assim contribuir para a qualidade de vida de um animal abandonado.

No meio de tantos felinos a pedir que os levasse, havia uma gata que estava recatada a um canto, com ar de indiferença! Lá estava a eleita! Gata com “gatalidade”, ou seja, algo semelhante a personalidade!

No caminho de regresso a casa e depois do “check up” protocolar da veterinária, havia que decidir que nome dar ao animal! Era já noite e por sinal, noite de lua cheia! Comentários a maravilhosa lua cheia, hei que surge a ideia de o nome de Lua ao animal.

Fui educado com a ideia de que os animais era irracionais! Percebi que na realidade, no caso dos gatos, são mais racionais que muitos humanos! Eles estudam o comportamento humano e sabem como e quando devem intervir para conseguirem o que querem! E o que exigem é tão pouco e essencial! Comer, atenção e higiene!

E estudam tão bem que se tornam manipuladores! Estudam quem é mais sensivel e chamam à atenção, principalmente para comer! E se nos descuidamos com a higiene, exigem a limpeza urgente! Quando isso acontece dão sinal específico para chamar à atenção!

São seres que comunicam muito bem pelo olhar, pelo miar e até pela expressão corporal! Tem a sua linguagem! No entanto são seres muito independentes que aceitam a companhia dos donos apenas quando muito bem entendem! E como seres territoriais, tudo lhes pertence! Apenas respeitam a nossa presença!

Deixe mensagem (Leave a Reply)

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Powered By WordPress | Music Artist