Viana do Castelo

Viana do Castelo vista do Monte de Santa Luzia

Quem sobe o monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e olha lá de cima para baixo, vê aquela a quem chamam a Princesa do Lima. Lima de Rio Lima, o Lethes, rio do esquecimento que não lembraria aos romanos que esta cidade se tornasse tão bela.

You did not specify a return url in the settings
You did not specify a price in the shortcode

O templo de Santa Luzia, local que serve de varanda à cidade, tem na sua frontaria um altar com uma escultura de nome Sagrado Coração de Jesus, estátua que guarda uma história quase tão grande como a da construção do templo, mas que faz parte da história dele. História de um projecto do Arquitecto Ventura Terra que demorou varias décadas até à sua conclusão e que está fortemente relacionado com a história da cidade.

Da margem direita do rio, vislumbra-se ao longe Deocriste, seguindo-se Vila Franca e seguidamente Darque, entre a Ponte Nova e a centenária Ponte Eiffel que liga directamente a Viana. Seguindo passa-se pela Sra da Areias, com o Porto de Mar demarcando uma zona do Rio, seguindo-se para o Cabedelo.

Da margem esquerda, pode ver-se da direita para a esquerda, a Princesa do Lima, essa que é Viana do Castelo. Nela pode ver-se o Forte se Santiago da Barra, Gil Eannes atracado na antiga doca comercial, bem como um conjunto de edifícios de referencia para a cidade. Do lado esquerdo espreita muito tímida a Meadela e Mais distante e de forma discreta, Santa Marta de Portuzelo. Mas Viana é bela pela cidade e por todas as freguesias que a rodeiam, pelos mais diversos motivos, culturais, etnográficos, religiosos, etc, todas essas freguesias contribuem para o enriquecimento do concelho.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.