#fotografia antiga

Talvez uma relíquia do registo fotográfico. Avesso à destruição de tudo o que considero património, há muitos anos guardei este negativo revelado que fazia conjunto com outros que mais tarde, entre a destruição e venda ao desbarato, foi espoliado e espalhado sem ter em consideração quem tanto fotografou. Tratava-se de um património fotográfico que existia num espaço que era invejável. Entre equipamento de revelação, ampliação e arquivo, poderíamos estar diante de um património invejável. Hoje nada existe!

Quem sabe, um dia destes faça um investigação e revele um grande autodidacta da fotografia, desconhecido da maior parte dos vianenses ou até mesmo esquecido.

Esta digitalização, através de um processo improvisado de registo fotográfico artesanal, que tem vindo a ser aperfeiçoado, estando neste momento num ponto aceitável, permitiu produzir um positivo a partir de um negativo de 35mm. Não tenho dados de registo temporal da fotografia, mas pelo que consegui perceber, quer do período contemporâneo do fotografo, quer pela indumentária das pessoas que aparecem na fotografia, quer alguns dados técnicos do negativo e tipo de equipamento utilizado, esta fotografia poderá ter sido tirada entre os anos 30 e anos 40 do século XX.

Trata-se de uma diversão, quem sabe numa qualquer romaria, e porque não a Romaria da Nossa Senhora da Agonia em Viana do Castelo. O Carrossel bem antigo, talvez dos primeiros, anima a população que assiste. Na imagem, entre outros, aparecem dois agentes de autoridade.

O negativo não sofreu qualquer tipo de restauro, quer antes, quer depois de digitalizado.

DSC_9971aa

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.