pinhole

PINHOLE ANALÓGICA

Pinhole, pin hole, câmara escura, compacta, analógica, digital, de médio formato, de grande formato ou outra coisa qualquer serve para fazer fotografia, desde que dê para registar uma imagem. Nem os pixeis, nem a dimensão do sensor, nem a qualidade do cristal das lentes são factor preponderante no acto de obter uma fotografia. A fotografia é apenas uma imagem que resulta de um momento, um conjunto de elementos que formam a composição e a quantidade de luz necessária para ajudar no registo. Tudo mais é acessório que só determina até onde se pode chegar em termos de resultado final. Mas a história da fotografia está escrita com grandes fotógrafos e grandes fotografias que por sinal carecem da mesquinha busca da fotografia com recorte, nítidas e de altíssima resolução.

De que serve uma panóplia de técnicas de registo se muitas vezes não se sabe organizar a composição e escolher os elementos a registar. O acto de fixar o momento faz-se no cérebro e não no equipamentos. Por isso, quando se adquire um equipamento, não se procura o que faz melhor fotografias, mas sim o que vai garantir que as fotografias que nós queremos vão ser conseguidas como nós queremos e ai só temos que dominar o equipamento, porque até uma simples caixa de “pringles” dá para construir uma máquina fotográfica onde a lente é apenas um orifício feito com uma agulha.

Por isso, meus amigos, sejamos criativos e não tecnológicos porque só assim se conseguem boas fotografias.

Heis uma fotografia de uma paisagem, tirada com uma pinhole num dia chuvoso e com 60 segundos de exposição em papel fotossensível.

3 opiniões sobre “pinhole

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.