Restauro de fotografia

NOTA: Qualquer restauro, só será feito mediante orçamento e adjudicação. De acordo com os padrões de exigência.
Em 1906, uma fotografo do qual não obtive identificação, fez este retrato de família. Em 1993, numa casa velha, encontrei esta fotografia, no meio de um amontoado de lixo, prestes a ser queimada! Ao interrogar as pessoas presentes sobre o destino da mesma, um sorriso irónico foi solto, denunciando aquilo a que se chama, falta de sensibilidade e respeito pelo património!
Não imagino o que o fotografo estaria a pensar no momento do registo, apenas percebi que o fez com profissionalismo e dedicação, utilizando as técnicas disponíveis à data, permitindo que ela chegasse aos nossos dias com esta qualidade, possibilitando todo um trabalho de restauro.
Portanto, estamos a falar de uma fotografia que à data da publicação tinha 106 anos! Muito provavelmente! Isto porque a data registada manualmente, foi escrita por quem enviou por correio, podendo haver fortes probabilidades de a fotografia ser mais antiga.
Quanto ao restauro, foi feito no sentido de eliminar manchas do tempo ou manchas induzidas no momento da revelação! Aquilo que fazia parte dos elementos de composição foi, na medida do possível, restaurado e reconstituído.

BLG - digitalizar0001-Orig

BLG - digitalizar0001B&W

BLG - digitalizar0001-Sépia

anigif

Uma opinião sobre “Restauro de fotografia

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.